Como tudo que é usado diariamente, alguns componentes do boxe de banheiro se desgastam e, com o tempo, precisam ser trocados – uma precaução para que eles não provoquem danos que possam causar a quebra do vidro.
É importante lembrar que o vidro danificado pode não quebrar na hora, mas ele fica menos resistente e, passado algum tempo, pode sofrer a chamada “quebra espontânea”, resultado da ação desses problemas sobre o vidro.
Como não é fácil para o consumidor identificar o desgaste natural dessas peças, a norma técnica de boxes (ABNT NBR 14207 — Boxes de banheiro fabricados com vidros de segurança) diz que a manutenção preventiva deve ser feita a cada doze meses. É nesse momento que o profissional vidraceiro verifica se o boxe tem algum problema, que pode ocorrer pelo desgaste ao longo do uso.
Toda manutenção deve ser feita por profissional qualificado, seguindo as recomendações do fabricante do kit de instalação do boxe,por isso devemos levar em conta a compra de valores (bom atendimento+qualidade nos serviços+curto prazo+segurança) e não a compra de preços,como muitos procuram!
Tipos De Vidros De Segurança Para Box De Banheiro:
Fique atento, pois não é todo tipo de vidro que pode ser aplicado em um boxe. Segundo a norma ABNT NBR 14207, os vidros aplicados nos boxes devem ser de segurança – temperado (com ou sem película de segurança) ou laminado. Veja como eles são:
VIDRO TEMPERADO: Para ser temperado, o vidro passa por um processo de aquecimento e resfriamento rápido, o que o torna até cinco vezes mais resistente que o vidro comum.
Além de sua grande resistência, o temperado é considerado um vidro de segurança porque, em caso de quebra, ele se fragmenta em pedaços muito pequenos e não pontiagudos, o que diminui o risco de ferimentos.
O vidro temperado incolor é o mais aplicado, mas também são comercializadas outras cores, como verde, cinza e bronze.
Também é possível encontrar esse vidro com soluções especiais para garantir privacidade e também reflexão, como é o caso dos vidros impressos e espelhados.
VIDRO TEMPERADO COM PELÍCULA: A película de segurança para o vidro temperado do boxe é diferente de adesivos decorativos e películas comuns — colocadas em automóveis, por exemplo. Um profissional habilitado deve aplicá¬la do lado externo do boxe, sempre antes da instalação do vidro e sob as peças de sustentação, como as roldanas (em portas de correr) e dobradiças (em portas de abrir — pivotantes) ou em perfis (vidros fixos). Isso garantirá que ela fique presa a essas estruturas para que, em caso de quebra do vidro, impeça que ele se solte e caia sobre alguém.
Para aplicar a película de segurança em boxes já instalados é necessário, primeiro, que um vidraceiro desmonte o boxe e limpe bem as peças de vidro.