You are currently viewing Como usar espelho na decoração?

Como usar espelho na decoração?

O espelho é um acessório do design de interiores, mas que nos últimos anos vem ganhando ainda mais espaço na Vidraçaria.

Independente do estilo decorativo que será adotado na casa, é sempre possível incluir este versátil elemento.

Sensação de amplitude, aconchego, ares contemporâneos ou clássicos, tudo é fornecido pelos espelhos, dependendo apenas de como estes são utilizados junto com os móveis de cada ambiente.

LOCAIS PEQUENOS

Em lugares pequenos, o espelho é uma boa alternativa para agregar sofisticação e dar amplitude.

Ele deve ser colocado em um local que reflita o cômodo inteiro, e a sensação será de que o espaço tem o dobro do tamanho. Para isto, é preciso instalá-lo em um ângulo de 90º com o piso.

Os espelhos ficam bem sobre painéis e mesas, e se o objetivo é ter um ambiente sofisticado, utilizar bisotês divididos em quadrados ou losangos em toda a área a ser coberta é aposta certa.

Com móveis laqueados, vidros ou madeiras mais escuras, a estratégia deixa o ambiente ainda mais luxuoso, enquanto que com cores mais naturais da madeira o espelho vai se tornar a peça em destaque, contrastando com o ar rústico deste tipo de revestimento.

Se o objetivo for criar um espaço retrô, os espelhos redondos são os ideais. Mas cuidado: para conseguir este efeito, é preciso que seja composto por outros itens nesta linha.

Rack, nichos ou estantes em tons vibrantes, como vermelho e azul, ou artigos de decoração de outras épocas vão ajudar a deixar o espelho retrô. Para não carregar demais, leia também este post, totalmente dedicado a este tipo de decoração.

SALAS E HALLS

Em salas e halls, eles podem valorizar objetos. Se a ideia é reproduzir a imagem de algo decorativo, posicione a superfície espelhada de modo que ela reflita a imagem.

Este efeito pode ser alcançado ao seguir a tendência de colocar o espelho na parede atrás de aparadores, o que também adere contemporaneidade à peça. E vale com qualquer estilo, desde os modernos laqueados a móveis retrô ou provençal.

A dica de ouro é, quando usá-lo no sentido horizontal, ele deve ser posicionado sobre um móvel de mesmo tamanho ou maior. O espelho sempre deve ser menor que o mobiliário.

A mesma técnica é válida para estantes e nichos, em que o espelho fica ao fundo refletindo os objetos ali contidos, como livros e ornamentos. Isso ainda dá profundidade ao armário.

Na sala, além de decorar, o espelho pode ser utilizado como ponto de iluminação. Para este truque dar certo basta observar, durante o dia, como a luz natural entra na sala e onde há menos claridade.

O espelho deve ser instalado em um ponto que receba incidência solar natural e reflita no ponto mais escuro. Outra solução é colocar um abajur em frente ao espelho para que ele reflita mais iluminação por todo o ambiente.

QUARTOS

Um dos móveis que mais costumam receber espelhos são os armários dos quartos. Mas se eles habitavam apenas as portas de correr de guarda-roupas modernos com linhas retas, atualmente os espelhos são utilizados de formas mais originais.

Basta um pouco de ousadia e eles podem surpreender em armários rústicos e antigos, com madeiras mais vermelhas e acabamentos arredondados. O efeito é surpreendente, dando mais luminosidade ao ambiente, ao mesmo tempo em que mantém um estilo vintage.

Dica de ouro: Para qualquer das situações descritas acima, podem ser utilizados espelhos prata ou bronze. O primeiro é mais utilizado, mas em superfícies muito grandes pode cansar um pouco a vista.

Já o segundo, além de melhorar a sensação visual, deixa o ambiente mais aconchegante, por isto está ganhando espaço em quartos. A combinação do espelho bronze com iluminação indireta dá ainda mais conforto.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.